Desporto

Doodle do Torneio de Wimbledon recorda os 140 anos da icónica prova de ténis

O Torneio de Wimbledon celebra hoje 140 anos de provas. Em 1877, o All England Lawn Tennis and Croquet Club organizou um torneio de ténis, agora o mais antigo e um dos mais prestigiados do mundo. Nessa final, só para homens em singulares, triunfou Spencer Gore.

Em julho de 1877, um total de 22 homens disputaram o Torneio de Ténis de Wimbledon. Foi há 140 anos e continua bem presente, sendo o torneio de ténis mais antigo do mundo.

À competição de singulares juntou-se a prova de pares masculinos, em 1879, e em 1884 as mulheres participaram pela primeira vez.

Só no século seguinte é que os triunfos começaram a sair das ilhas britânicas. Em 1905, May Sutton levou o troféu feminino para os EUA e dois anos depois foi um australiano, Norman Brookes, a triunfar no torneio masculino de singulares.

O Torneio de Wimbledon é uma das quatro icónicas provas que compõem o circuito de elite ‘Grand Slam’, em conjunto com o Open da Austrália, o Torneio de Roland-Garros e o US Open.

Destes quatro, só o Torneio de Wimbledon se realiza na relva. Uma relva com precisamente oito milímetros de altura, considerada a altura ideal para tornar o jogo mais rápido.

Na edição do 140.º aniversário, a organização reservou o maior prémio monetário de sempre. O Torneio de Wimbledon 2017 vai distribuir 37,4 milhões de euros em prémios, mais 12,5 por cento do que no ano passado.

Em destaque

Subir