Mundo

Donald Trump na corrida ao Nobel da Paz pela sua “ideologia de paz pela força”

O Instituto Nobel noticiou esta quinta-feira que recebeu um número elevado de propostas para o Nobel da Paz: mais de 300 personalidades e organizações preenchem as propostas de candidatos para o prémio deste ano. Donald Trump é agora uma dessas personalidades na corrida ao galardão.

A identidade dos candidatos supostamente deveria ser mantida em segredo. No entanto, os seus patrocinadores podem anunciar publicamente o nome dos candidatos propostos, desde que o dossiê seja aceite pelo comité.

Desta forma, Donald Trump surge na lista através do apoio de um compatriota, cuja identidade é desconhecida, uma vez que pretende ver reconhecida a ideologia do presidente norte-americano “de paz pela força”.

A completar a lista de candidatos propostos para o Nobel da Paz estão os “capacetes brancos” sírios, Jacques Chirac, o antigo presidente francês, o ‘blogger’ saudita que está detido Raef Badaoui, Edward Snowden e o presidente russo, Vladimir Putin.

A União Americana para as Liberdades Civis (ACLU), uma organização que critica duramente as decisões políticas de Donald Trump, também foi proposta para o galardão. Da mesma forma, surge na lista o Papa Francisco, que é considerado “um dos raros a desafiar Donald Trump”.

No ano passado, o presidente colombiano Juan Manuel Santos recebeu o Nobel da Paz, pelos seus esforços de paz num país devastado por uma guerra que dura há já meio século.

O comité Nobel irá anunciar o grande vencedor do galardão a 06 de outubro.

Em destaque

Subir