Economia

Dívida pública chega aos 126,3 por cento do PIB

A dívida pública na ótica de Maastricht, que conta para Bruxelas, atingiu em abril 126,3 por cento do Produto Interno Bruto, acima do valor de dezembro de 2017 (125,7 por cento), segundo dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal.

De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal (BdP), hoje conhecido, em termos absolutos, a dívida pública atingiu os 250,085 mil milhões de euros em abril, aumentando 4,2 mil milhões de euros relativamente ao final de março.

“Para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida, maioritariamente por via da emissão de obrigações do Tesouro”, sinaliza o BdP.

Os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram, por sua vez, 2,5 mil milhões de euros, tendo a dívida pública líquida de depósitos registado um acréscimo de 1,8 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 225 mil milhões de euros.

O máximo histórico do peso da dívida pública no PIB foi atingido em setembro de 2016, altura em que se situou nos 132,8 por cento.

Em destaque

Subir