Mundo

O discurso do Rei: Felipe critica “deslealdade” na Catalunha

Felipe VI dirigiu-se a Espanha de dedo apontado a “determinadas autoridades” da Catalunha, na sequência dos incidentes registados no dia do referendo (ilegal). É o discurso do Rei (não eleito, portanto) a alertar para “momentos muito graves para a vida democrática” espanhola.

Numa rara mensagem ao país, o monarca espanhol condenou os ímpetos independentistas catalães e apontou o dedo à “conduta irresponsável” de “determinadas autoridades” da região.

“Essas autoridades, de uma forma clara e expressiva, situaram-se totalmente à margem do direito e da democracia”, salientou Felipe VI, ele que não foi eleito para o cargo.

Alertando que essa “conduta irresponsável” pode “colocar em perigo a estabilidade da Catalunha e de toda a Espanha”, o Rei deixou implícito o apoio à polícia, muito contestada pela violência usada sobre civis no dia do referendo, no intuito de assegurar “a ordem Constitucional”.

“São momentos difíceis, mas vamos superá-los”, afirmou o chefe de Estado espanhol, depois de lembrar que a Catalunha tem direito ao autogoverno pelo Estatuto de Autonomia.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=HGXARM617R35

Em destaque

Subir