Tecnologia

Diretor do FBI aconselha utilizadores a tapar a webcam do computador

webcam_seguranca_fbiA segurança online e a privacidade dos utilizadores são os temas que mais fazem temer o mundo online. São várias as empresas a trabalhar para garantir a segurança online, mas não é possível responder eficazmente a todas as falhas. O utilizador também tem a sua parte de responsabilidade.

Já imaginou que um hacker pode estar a observá-lo através da webcam do seu computador? Pois é. James Comey, um diretor do FBI, veio aconselhar os utilizadores a taparem, com fita adesiva, a webcam dos seus computadores por razões de segurança.

“Há pequenas coisas que deves fazer e essa é uma delas”, aconselhou, durante uma conferência no Center for Strategic and International Studies.

James Comey explicou que um hacker que tenha acesso ao seu computador pode facilmente tomar a sua webcam e, com isso, ter acesso à sua vida mais íntima. Isto não é tanto uma novidade, uma vez que já foram vistas figuras públicas a tomar esta decisão (de tapar a webcam).

Na foto que pode ver em baixo, Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, aquando da comemoração dos 500 milhões de utilizadores na rede social, foi ‘apanhado’ com a webcam do seu computador tapada com fita adesiva.

“Entras em qualquer escritório governamental e todos temos pequenas coisas nas câmaras no topo do ecrã. Todas têm pequenas tampas. Fazes isso para que as pessoas que não tenham autoridade para as usar não o façam. Penso que é uma coisa boa”, afirmou James Comey.

Isto mostra que as pessoas que estão por dentro do assunto, como o criador do Facebook e o diretor do FBI, sabem que essas brechas de segurança são reais e nem mesmos eles, com bastante conhecimento na matéria, arriscam em deixar a sua webcam à mercê de piratas informáticos.

mark_zuckerberg_fb

Em destaque

Subir