Motores

Diferencial partido inviabiliza liderança de Elisabete Jacinto

Elisabete Jacinto poderia ter terminado o terceiro dia do Africa Eco Race 2018 na liderança dos camiões T4 se não tivesse sentido problemas no seu MAN TGS, cujo diferencial partiu durante a etapa que esta quinta-feira se disputou entre Agdal e Assa, em Marrocos.

Até ao segundo controlo de passagem a equipa Bio-Ritmo estava a discutir a liderança com o húngaro Micklos Kovacs, mas o diferencial dianteiro do MAN cedeu e assim a formação portuguesa concluiu a jormada na 10ª posição.

Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho chegara a encontrar-se a estar a 40 segundos do primeiro lugar quando o contratempo surgiu o que acabou por impossibilitar a formação lusa de manter o ritmo particularmente na zona de dunas. A equipa concluiu o sector selectivo, que teve como vencedor da categoria camião o holandês Gerard De Rooy, em 6h00m02s. Os portugueses seguem agora no quinto posto da classificação geral dos T4.

Apesar de ser uma situação difícil de resolver, Elisabete Jacinto continua em prova: “Vinhamos a andar muito bem quando a certa altura ouvimos um barulho. Fizemos mais alguns quilómetros, mas o ruído começou a acentuar-se e parámos para ver o que era. Foi aí que percebemos que o diferencial da frente tinha partido. A partir desse momento fizemos o restante percurso com a tração às duas rodas o que significa que tivemos que rolar mais devagar e foi mais difícil terminar a especial. Ainda assim conseguimos imprimir um bom ritmo até ao fim e agora temos que tentar resolver o problema para amanhã podermos arrancar novamente”, revelou a portuguesa.

Esta sexta-feira realiza-se a quarta etapa do Africa Eco Race a qual vai ligar Assa a Fort Chacal. Serão cumpridos 499 quilómetros cronometrados nesta que será a especial mais longa de todo o rali. A jornada será particularmente complexa em termos de navegação e vai exigir muita concentração. Para além de regressarem ao Oued Draa a caravana vai entrar numa zona de planícies sem muitos pontos visuais para navegar. Ainda antes de chegarem ao acampamento, instalado em Fort Chacal, os concorrentes terão como último desafio a travessia do Oued Hamra.

Fotos: AIFA/Jorge Cunha

 

Em destaque

Subir