Mundo

Descobre cancro após recusa do bebé em ser amamentado

Uma jovem mãe, Sarah Boyle, com 26 anos, foi salva pelo comportamento do seu bebé, que deixou de querer mamar, algo que nunca sucedera. Teddy, um menino de seis meses, sempre fora amamentado sem problemas, até que um comportamento estranho levou a que fosse diagnosticado um cancro da mama.

A história do pesadelo de Sarah começou com um comportamento estranho do seu bebé, que sem que se percebessem os motivos, começou a recusar o leite materno.

Sarah Boyle notou outras manifestações estranhas, como sinais de angústia do bebé, quando era amamentado do seio direito.

Esta mulher decide então perceber o que se passava e partilhar essa informação com o médico.

No historial clínico, constava um episódio que suscitava apreensão. Em 2013, tinha-lhe sido diagnosticado um quisto, precisamente naquela mama.

Os exames feitos então revelaram que era benigno, mas o alerta estava dado, até porque Sarah sentia que esse mesmo quisto estava diferente e sentia dor. Factos mais do que suficientes para procurar ajuda médica.

Novos exames viriam a revelar a doença: uma biopsia detetou a doença, sendo que Sarah está a ser tratada para um tipo de cancro de mama agressivo. Já foi sujeita a quimioterapia, no Hospital Universitário Royal Stoke,  e luta contra a doença que o filho ‘diagnosticou’.

“Teddy é o meu herói. Sem ele, eu jamais saberia que tinha cancro. Eu sempre senti que ele que estava a querer dizer algo”, conta a mãe, em declarações ao Daily Mail.

Porém, os médicos têm relutância em aceitar esta teoria, bem como todas outras semelhantes que conferem a capacidade dos bebés em sentirem alterações no peito da mãe.

Relutância que Sarah Boyle não tem. Esta mãe defende a sua tese com o facto de ter experimentado diferentes posições para amamentar o filho e de detetar aquele comportamento estranho.

“Ele ficava triste, empurrava-me, rejeitava-me e vê-lo daquele modo deixava-me destroçada”, conta esta mãe, em declarações à BBC.

Em destaque

Subir