Nas Notícias

Diabetes tipo 1: A cura pode estar numa ‘injeção interior’ de insulina

diabetesA injeção de insulina está a caminho de ser uma terapêutica antiga. A cura para a diabetes tipo 1 está mais próxima depois dos cientistas terem desenvolvido células estaminais que se ‘transformam’ num pâncreas e produzem, de forma natural, a necessária insulina.

Esta nova terapêutica já foi testada com sucesso em ratos, de acordo com a mesma equipa que, no ano de 2014, desenvolveu as células estaminais pancreáticas, composta por investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard.

Segundo o resumo da experiência, publicado esta semana pela revista Nature, as células foram implantadas em ratinhos geneticamente modificados (para terem diabetes tipo 1).

O ensaio, que decorreu ao longo de 174 dias, permitiu registar duas grandes conclusões: nenhum dos ratos rejeitou as células implantadas e, mais importante ainda, estas começaram a produzir insulina.

Como a hormona foi produzida de forma natural, não foi necessário injetar insulina, a rotina para quem sofre de diabetes tipo 1.

Esta terapêutica com células estaminais “tem o potencial de fornecer aos diabéticos um novo pâncreas, que fica protegido do sistema imunológico”, sustentou Daniel Anderson, um dos autores do estudo.

“Isto pode permitir controlar o açúcar no sangue sem ter de tomar injeções de insulina”, complementou o investigador.

A diabetes tipo 1 ocorre quando as células beta do pâncreas, que produzem a hormona para balancear os níveis de açúcar no sangue, são atacadas pelo próprio sistema imunológico.

Em destaque

Subir