Nas Notícias

Diabetes mata 12 pessoas por dia em Portugal

O relatório ‘Diabetes: Factos e Números’, realizado pelo Observatório Nacional da Diabetes, revela que a doença matou 12 pessoas por dia em 2015. Um quarto dos óbitos nos hospitais públicos portugueses tem como causa este problema de saúde.

O estudo faz um alerta para “um crescimento acentuado do número de novos casos diagnosticados em Portugal em 2015”, cerca de 168 novos casos todos os dias.

No mesmo documento é possível ler que em 2015, cerca de 13,3 por cento da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e 79 anos tinha diabetes, ou seja, mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tem a doença.

Por outro lado, em 2015 foram detetados 13,3 novos casos de diabetes tipo 1 por cada 100 mil jovens com idades até aos 14 anos, valores inferiores face aos anos anteriores.

“A diabetes tipo 1 nas crianças e nos jovens em Portugal, em 2015, atingia 3327 indivíduos com idades entre 0-19 anos, o que corresponde a 0,16 por cento da população portuguesa neste escalão etário, número que se tem mantido estável”, pode-se ler no documento.

O estudo do Observatório Nacional da Diabetes revela também que os custos com medicamentos para a doença mais que triplicaram em dez anos, pelo que o aumento dos encargos tem sido superior ao crescimento efetivo do consumo.

Entre 2006 e 2015, os encargos do Serviço Nacional de Saúde e dos utentes com vendas em ambulatório de insulinas e antidiabetes não insulínicos aumentaram em 269 por cento.

“O crescimento dos custos dos medicamentos da diabetes tem assumido uma especial preponderância e relevância (mais 269 por cento) face ao crescimento efetivo do consumo, quantificado em número de embalagens vendidas (mais 66 por cento) ”, é referido no documento.

Em destaque

Subir