Nas Notícias

Dia Mundial da Rádio: Portugueses ouviram rádio mais de três horas por dia em 2016

É hoje celebrado o Dia Mundial da Rádio, proclamado pela assembleia-geral da UNESCO em 2011.

Esta segunda-feira, Dia Mundial da Rádio, é revelado um estudo Bareme Rádio da Marktest, que demonstra que, relativamente a 2016, os portugueses ouviram cerca de três horas e 13 minutos de rádio por dia.

Segundo este estudo, 4714 mil pessoas, com 15 anos ou mais, afirmaram ouvir rádio diariamente.

Em relação ao tempo que o fazem, “em termos médios, cada português ouviu, ao longo do ano, três horas e 13 minutos de rádio por dia” pelo que existem variações conforme o género, a região, a idade ou a classe social.

Comparando com 2015, o consumo de rádio registado no ano passado “esteve dois minutos acima do verificado” e é valorizado pelas “mulheres, residentes no Litoral Centro, indivíduos entre os 45 e 64 anos e os que pertencem à classe baixa”.

Em 2011, a assembleia-geral da UNESCO proclamou o dia 13 de fevereiro como sendo o Dia Mundial da Rádio. Irina Bukova, a diretora-geral da UNESCO, celebrou este dia ao publicar na página online da instituição “estamos a viver uma revolução na forma como partilhamos e acedemos à informação, mas, ainda assim, no meio desta profunda mudança, a rádio nunca foi tão dinâmica, atraente e importante”.

Em destaque

Subir