Nas Notícias

Dia Mundial da Dança celebrado hoje com espetáculos em todo o país

O Dia Mundial da Dança, que se assinala hoje, vai ser celebrado com a realização de espetáculos comemorativos em todo o país, incluindo a apresentação de uma nova peça da coreógrafa Olga Roriz, no Porto.

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna.

Por todo o país, grupos de dança, escolas e associações realizam espetáculos e oficinas para o público em geral, com o objetivo de festejar uma arte cuja universalidade é destacada pelas instituições internacionais.

A nova coreografia de Olga Roriz, intitulada “A meio da noite”, que teve antestreia no Festival de Música de Leiria, e estreou na sexta-feira, no Teatro Nacional de São João, no Porto, entidade coprodutora, a par do Teatro Municipal de Bragança e do Teatro Municipal de Vila Real, terá também apresentação hoje, no Porto, para assinalar o Dia Mundial da Dança.

Em Lisboa, a Companhia Nacional de Bailado vai apresentar a peça “Impromptus”, de Sasha Waltz, sobre a beleza e a vulnerabilidade do corpo humano, no Teatro Camões, às 16:00, e no Teatro Municipal de Vila Real, a companhia apresentará, às 18:00, “Contos do Abstracto”, de António Cabrita e São Castro, e “Príncipes, Heroínas, Amores Impossíveis e Outras Assombrações” de Catarina Câmara.

Presença regular em Portugal desde 1997, a coreógrafa alemã Sasha Waltz, 55 anos, colabora pela primeira vez com a CNB, com a apresentação desta peça, estreada em 2004.

“Impromptus” tem conceito e coreografia de Sasha Waltz, música de Franz Schubert, cenografia de Thomas Schenk e Sasha Waltz, desenho de luz de Martin Hauk, figurinos de Cristine Birkle, e interpretação de artistas da CNB.

Em Setúbal, hoje às 16:00, no Fórum Luísa Todi, será apresentado um espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Dança, pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS).

O município de Torres Novas também vai comemorar o Dia Mundial da Dança, a partir das 15:00, na Praça 5 de Outubro, com a atuação da Escola O Corpo da Dança, com a apresentação de coreografias pelos alunos de dança contemporânea.

Pelas 16:00, será a vez da Sebentaprendiz, com a participação dos alunos do 2.º ano que frequentam as atividades de enriquecimento curricular, sob a direção dos professores de dança e expressão corporal, de se apresentar no castelo de Torres Novas.

Em destaque

Subir