Ciência

Sorria. Já estamos na primavera

O Equinócio da Primavera chega nesta segunda-feira, 20 de março, facto assinalado com um Google doodle já tradicional em mudanças de estação. Hoje, despedimo-nos do inverno, em Portugal, ainda que a queda das temperaturas e a chuva (previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) possam disfarçar essa vicissitudes da natureza.

A primavera começa hoje, 20 de março, às 10h29, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa. Hoje é o dia do Equinócio da Primavera, assinalado com um google doodle, que dá cor à nova estação. Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo da primavera difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito.

As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o dia em que acolhemos a primavera coincidem com a estação, apesar da descida da temperatura.

O céu estará pouco nublado ou limpo, nesta segunda-feira. Amanhã, as regiões norte e centro deverão apresentar um quadro chuvoso, com aguaceiros fracos que se estenderão às restantes zonas do país.

A mudança de estação dá-se, por norma, e em termos populares, a 21 de março, mas a ciência tem a força de contrariar a tradição. E assim a estação que floresce entra hoje.

O Equinócio da Primavera é o momento em que o Sol cruza o equador celeste. E assinala a data em que dia e noite têm exatamente a mesma duração.

Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo da primavera difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação sempre igual.

Todos esses fatores levam a ajustamentos no eixo de rotação do planeta, que se reflete na hora de início de todas as estações. Com a primavera, os dias vão passar gradualmente a ser mais longos, fenómeno que terminará com o equinócio do outono.

Depois do equinócio desta segunda-feira, a duração dos dias altera-se, em razão da distância para a linha do equador. Em Portugal, o dia ganha um minuto em cada 24 horas, até à chegada do verão.

O Equinócio da Primavera merece honras de doodle, com uma toupeira que apanha flores.

Em destaque

Subir