Nas Notícias

Dia do Não Fumador assinalado com rastreios aos pulmões

fumar com miudosA União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) assinala o Dia Nacional do Não Fumador, a 17 de novembro, com rastreios aos pulmões das 12h00 às 18h00, no Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, em Lisboa.

A UHDC promove esta campanha de prevenção do cancro do pulmão para alertar a população para os malefícios do tabaco e evidenciar os efeitos nocivos que o monóxido de carbono tem sobre o organismo.

A associação sem fins lucrativos incentiva as pessoas a não fumar e a adotar um estilo de vida saudável, de forma a contribuir para a diminuição dos índices de mortalidade do cancro em Portugal.

“O tabagismo é o principal fator de risco para o cancro do pulmão, a principal causa de morte por doença oncológica nos países ocidentais. Nesse sentido, o primeiro passo para diminuir este risco deve ser deixar de fumar. Par além disso, a probabilidade de cancro do pulmão em fumadores é 15 vezes superior à dos não fumadores”, destaca Cláudia Costa, porta-voz da UHDC.

Em Portugal, segundo um estudo do Instituto Português de Oncologia realizado em outubro, cerca de 90 por cento dos casos do cancro do pulmão estão associados ao tabagismo.

O Relatório do Observatório das Doenças Respiratórias indica-nos que em 2013 morreram 4336 portugueses por cancro da traqueia, dos brônquios e do pulmão, o que representou um aumento de 35,7 por cento, em relação a 2007.

“O consumo do tabaco é a causa de morte que mais se pode prevenir” e “Não Fume! Por si. Pela sua família. Pela sua Saúde e pela dos que o rodeiam” são os lemas deste rastreio.

Data: 17 de novembro 2015
Hora: entre as 12h00 e as 18h00
Local: Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico, na Rua da Quinta do Loureiro à Av. de Ceuta, Lote 11 – Loja 2, em Lisboa, para serem rastreadas.

Sobre a UHDC

A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma associação humanitária, sem fins lucrativos. Fundada em 7 de abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema “Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós”, a união tem como primeiro objetivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio gratuitas, beneficiando milhares de doentes com cancro mais carenciados.

A UHDC foi pioneira no nosso país na criação de quatro diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de apoio médico e de psico-oncologia, linha contra o cancro e núcleo de apoio ao doente oncológico.

Em termos de saúde pública, é membro efetivo do Grupo Técnico Consultivo da Direcção-Geral da Saúde.

Em destaque

Subir