Nas Notícias

Incidência da tuberculose em Portugal põe Francisco George contra a OMS

Tuberculose_600Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca Portugal como um dos países europeus com maior incidência de tuberculose, mas o diretor-geral de Saúde, Francisco George, aponta erros aos indicadores referidos.

De acordo com o documento divulgado ontem pela OMS, Portugal é o país da Europa ocidental com a maior taxa de incidência da doença: 23 casos por cada 100.000 habitantes.

Só alguns países do leste europeu (Arménia, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina, Geórgia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Roménia, Rússia e Ucrânia) têm números superiores à média dos 28 da União Europeia, que é de 36 por 100.000.

Mas estes números não são fiáveis, explicou Francisco George.

Em comunidado, o responsável da Direção-Geral de Saúde (DGS) salientou tratarem-se de “estimativas com margens de erro, e não números reais, absolutos”.

Em Portugal, a taxa de incidência da tuberculose em 2015 foi de 19,2 casos por 100.000 habitantes.

Entre os 2158 casos do ano passado, 1987 foram diagnosticados pela primeira vez, acrescentou ainda Francisco George.

“Oportunamente, já tínhamos dito aos relatores que não concordávamos com o relatório e com a fórmula apresentada. Em Portugal, não há estimativas, há números absolutos correspondentes a cada caso que é diagnosticado e tratado”, frisou o responsável.

A OMS, continuava o texto da DGS, aplica uma fórmula com margens de erro em alguns países com “sistemas de informação rigorosos”.

Em destaque

Subir