Nas Notícias

As doenças respiratórias provocam mais de 30 óbitos por dia, assume DGS

doencas respiratoriasEm média, as doenças respiratórias matam mais de 30 pessoas por dia. O indicador tem vindo a cair desde 2012, como mostra o relatório que a Direção-geral da Saúde (DGS) apresentou hoje, mas as doenças respiratórias continuam a ser a terceira causa de morte em Portugal.

Os dados convidam a respirar fundo: apesar da mortalidade associada às doenças respiratórias ter vindo a cair desde 2012, a média revela que ainda são mais de 30 mortes por dia.

Em 2014, de acordo com o relatório ‘Doenças respiratórias em números – 2015’, morreram 12.147 pessoas (mais de 6200 homens e cerca de 5800 mulheres) devido às doenças respiratórias, menos do que os 12.611 óbitos de 2013, ano em que a mortalidade tinha caído dez por cento face a 2012.

As doenças respiratórias crónicas continuam a ser a terceira causa de morte em Portugal, logo após as doenças cardiovasculares e o cancro, e são a quinta principal causa de internamento e a primeira causa de mortalidade intra-hospitalar.

O relatório da DGS revela ainda que as pneumonias são as patologias mais mortais, com um peso de 46 por cento no total da mortalidade respiratória. Quase metade, apesar de uma queda de 23,5 por cento de 2009 para 2013.

A taxa de mortalidade padronizada por pneumonia em Portugal continua a ser das mais altas a nível europeu, sendo o inverso do que acontece com a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica.

A DGS recomenda uma melhoria da acessibilidade à terapêutica da cessação tabágica após a alta para todos os fumadores internados por doenças respiratória, um aumento da taxa de cobertura vacinal contra a gripe (em especial a partir dos 65 anos) e o incremento da taxa de cobertura para a vacina contra as infeções pneumocócicas.

Em destaque

Subir