Nas Notícias

Dez por cento dos doentes reumáticos são crianças ou adolescentes

Crianca_Doente_900Especialistas em reumatologia pediátrica reúnem-se para uma perspetiva sobre a realidade das doenças reumáticas nas crianças e adolescentes em Portugal. A sessão promovida pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia, que terá lugar no próximo dia 15 de janeiro, pretende também promover a uniformização, partilha e discussão de conhecimentos desta área científica.

Apesar de associadas à velhice, as doenças reumáticas também podem surgir na infância. Aliás, só em 2015 foram registados 200 novos casos em território nacional e do total de doentes reumáticos portugueses (perto de 14 mil), cerca de 10 por cento iniciaram a sua doença reumática antes dos 18 anos.

Neste sentido, a SPR vai organizar no próximo dia 15 de janeiro um curso sobre doenças reumáticas infantis que terá uma sessão aberta ao público, às 13h30, para ajudar os mais jovens e os seus pais a compreenderem melhor estas patologias, numa linguagem acessível.

As doenças reumáticas infantis são ainda pouco conhecidas do público em geral. Contudo, o número de doentes reumáticos registados no Reuma.pt, o Registo Nacional de Doentes Reumáticos, com idade atual inferior a 16 anos é já superior a 800, correspondendo a 6.3 por cento do total de doentes reumáticos registados. Este número tem crescido, sendo que em 2015 foram registados perto de 200 doentes em idade pediátrica.

É comum falar-se erradamente de “reumático” como um conceito único, quando se pretende referir qualquer dor articular, e quase sempre se associa o problema ao envelhecimento.

Porém, na verdade, existem mais de 100 doenças reumáticas diferentes, com sintomas, características e prognósticos diversos, entre as quais se incluem patologias reumáticas da infância, que podem surgir muito cedo – logo nos primeiros anos de vida.

Do total de doentes registados no Reuma.pt (perto de 14 mil), cerca de 10 por cento iniciaram a sua doença reumática antes dos 18 anos.

As Artrites Idiopáticas Juvenis são as doenças reumáticas mais frequentes em Portugal nas crianças e adolescentes, representando 76,7 por cento da totalidade das doenças reumáticas juvenis registadas no Reuma.pt. Outras doenças como Lupus Eritematoso Sistémico, Dermatomiosite Juvenil, vasculites e doenças autoinflamatórias também fazem parte das patologias registadas neste grupo etário.

O 2.º Curso de Reumatologia Pediátrica para Internos de Reumatologia contará com uma sessão aberta ao público em geral que visa fomentar o esclarecimento, numa linguagem acessível, de questões associadas às doenças reumáticas das crianças e adolescentes.

Em destaque

Subir