Tecnologia

Devo atualizar já o meu PC para o Windows 10?

windows_10_lançamento

O Windows vai começar a chegar aos utilizadores a partir desta quarta-feira, dia 29, assim ficou marcada a data de lançamento pela Microsoft.

Apesar disso, nem todos os utilizadores vão receber o Windows 10 já no dia 29. A próxima versão do sistema operativo da Microsoft vai chegar de forma faseada, tendo uma ordem, como é habitual nestas situações.

Assim sendo, e segundo palavras do Vice-Presidente para os sistemas operativos, Terry Myerson, os primeiros utilizadores a receber o Windows 10, serão os utilizadores da versão ‘Windows Insider’.

Seguem-se os utilizadores que fizeram a pré-reserva (os que seguiram as instruções do ícone que aparecia na barra de tarefas) e, por último, os restantes utilizadores do Windows 7 e 8.

No entanto, coloca-se sempre esta questão na hora de atualizar: devo ou não atualizar já o meu computador para o Windows 10?

Tendo em conta que é uma versão nova, a probabilidade de existirem alguns bugs na primeira versão é grande. Assim aconteceu com as versões anteriores, assim aconteceu com os sistemas operativos dos concorrentes, como o iOS, por exemplo.

Para os utilizadores menos experientes, é aconselhável que espere pelo menos 3 semanas antes de partir para o upgrade. Informe-se nos sites de tecnologia, ouça o feedback de outros utilizadores, saiba quais os erros reportados, e só depois sim, pense em atualizar.

Como foi do conhecimento público a semana passada, um bug no Windows 10 fazia com que as baterias dos portáteis durassem menos 10 por cento do que o habitual. Isto aconteceu com computadores com processador Intel.

O Windows é um sistema operativo que tem de se encaixar em várias máquinas. É comum (como o exemplo acima) existir algumas incompatibilidades com hardware de determinados fabricantes. Portanto, o segredo é aguardar pacientemente e ouvir o feedback de quem já instalou o sistema operativo.

 

Em destaque

Subir