Crónicas

Destino Desconhecido

«Não existem factos, apenas interpretações.»

Friedrich Nietzsche

E a contagem final começou, é no fim do mês de março que o governo britânico vai invocar o agora famoso artigo que inicia o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.E embora todo o processo seja uma incógnita para todos os envolvidos, numa certeza todos concordam que vai ser uma negociação difícil em que o pior lados de ambas as partes vai ser despertada.

E como um problema nunca vem só, as eleições francesas estão a aproximar-se, e se os acontecimentos de 2016 ensinaram alguma coisa foi que tudo pode acontecer. E o risco de Marine Le pen da extrema direita ser eleita presidente é uma possibilidade, que só no dia após a eleição pode ser definitivamente afastado.

Até ao momento em França a certeza é que o nível da campanha vai ser nivelado por baixo, com os «podres de cada um dos candidatos a serem usados sem qualquer vergonha.E o resto da europa observa preocupada. De um lado as negociações do Brexit, do outro as eleições em França e depois na Alemanha.

Bruxelas estará nos próximos tempos num clima de alta ansiedade, o curioso é que muita dessa ansiedade as instituições comunitárias podem agradecer a si mesma.

O tempo dirá se o fenómeno Trump pode ser repetido na europa.


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir
error: