TV

Despedida da escola por dar almoço grátis a menina de 12 anos (vídeo)

Uma funcionária foi despedida da cantina escolar por “desfalque” e “imprecisão nas transações”. Mas a verdadeira razão, garante Dalene Bowden, foi ter oferecido o almoço a uma menina de 12 anos que não tinha dinheiro para pagar a refeição.

A mulher contou ainda, nas entrevistas que tem dado aos media locais, que já tinha recebido uma admoestação verbal quando deu uma bolacha a uma criança.

“Isto parte-me o coração”, desabafou Dalene Bowden, que nos últimos 25 anos trabalhou nas cantinas do distrito escolar de Pocatello/Chubbuck, no estado do Ohio, nos EUA.

“Não vou pedir desculpa quando sei que voltaria a fazer o mesmo, quaisquer que fossem as consequências. Posso ter desrespeitado as regras, mas ofereci-me para pagar a refeição e não consigo entender que tenha perdido o emprego por causa disto”, frisou.

A quem a despediu, deixou uma questão: “Eu sei que fiz mal, mas o que é que vamos dizer às crianças quando têm fome e não têm dinheiro?”

Ainda segundo Dalene Bowden, a menina de 12 anos explicou que só tinha um dólar com ela e prontificou-se a dar essa moeda, gesto que foi recusado pela funcionária.

Ao tomarem conhecimento do caso, Raushelle Guzman, mãe de duas crianças que frequentam as escolas de Pocatello, deu início a uma petição, pela reintegração da funcionária, que já conta com mais de 38 mil assinaturas.

“Penso que ela fez o que era certo e temos de garantir que todas as crianças que precisam de almoçar vão poder almoçar. É preciso mudar as regras do distrito escolar. Não há necessidade de humilhar ou menosprezar uma criança ou um trabalhador nesta situação”, argumentou Raushelle Guzman.

A administração do distrito escolar é que não concorda e apresenta a sua versão do caso.

Douglas Howell, o superintendente interino de Pocatello/Chubbuck, salientou que as crianças desfavorecidas da área têm direito a refeições grátis.

https://www.youtube.com/watch?v=rEHzrpIFH-U

Em destaque

Subir