Mundo

Desenvolvidos dois tipos de tratamento que podem curar todas as formas de tuberculose

A tuberculose é a doença infeciosa que mais mata no mundo. Agora, o tratamento com duas novas drogas poderão ser capazes de curar todas as formas de tuberculose, incluindo as que são mais difíceis de tratar.

A TB Alliance realizou ensaios com duas novas drogas que podem ser a cura para a tuberculose. Segundo o ‘New Scientist’, atualmente os medicamentos demoram seis meses a curar esta doença na sua forma mais comum ou dois anos nas pessoas cuja infeção é resistente às drogas. Os doentes podem ter de tomar cerca de 20 comprimidos por dia, para além das injeções.

Os novos tratamentos chamam-se BPaMZ e BPaL e juntos podem tornar o tratamento desta doença muito mais simples. O tratamento com BPaMZ envolve tomar quatro comprimidos uma vez por dia. Foram feitos testes com 240 pessoas em 10 países africanos que revelaram que este tratamento cura quase todos os casos de tuberculose comum em quatro meses e quase todas as pessoas mais resistentes aos tratamentos em seis meses.

Por outro lado, o tratamento com BPaL envolve tomar três comprimidos uma vez por dia e até agora já curou 40 de 69 pacientes com tuberculose resistente a tratamentos em seis meses.

A TB Alliance garante que estes tratamentos têm potencial para tratar 99 por cento das pessoas com tuberculose e que se forem produzidos em massa, podem custar um décimo dos tratamentos atuais.

Em destaque

Subir