Nas Notícias

Descoberto campo de cultivo de batatas com quase quatro milénios

Foram descobertos na costa canadiana do pacífico restos de batatas com cerca de 3.800 anos. Este achado vem comprovar que as populações indígenas da América do Norte já cultivavam o tubérculo há quase quatro milénios.

Nas terras ancestrais da tribo Katzie, que hoje fazem parte da província canadiana de Colúmbia Britânica, foi descoberto um campo de cultivo de batatas, comprovando assim que os povos caçadores-recolectores da região já praticavam agricultura há milhares de anos atrás, de acordo com um estudo publicado pela revista ‘Science Advances’.

Os investigadores e autores do trabalho foram coordenados por Tanja Hoffman e por arqueólogos da Universidade Simon Fraser, em Burnaby, Canadá. Estes concluíram que as populações indígenas da região do noroeste Pacífico haviam aproveitado áreas pantanosas para aumentar a produção das batatas.

Para delimitar o terreno cultivado a tribo local teria colocado pedras, de modo a impulsionar o crescimento das então ‘wapatos’, o correspondente a batatas. Este tubérculo crescia entre outubro e fevereiro e eram para as tribos índias uma fonte de amido durante os meses de inverno.

As escavações realizadas no local revelaram cerca de 3.800 ‘wapatos’. “Os restos que encontrámos estavam castanhos-escuros ou enegrecidos e, apesar de apenas a face exterior ter sobrevivido na maioria dos espécimes, alguns continham igualmente polpa no interior”, afirmaram os investigadores.

Por fim, foram também encontrados perto de 150 fragmentos de utensílios moldados pelo fogo no local da escavação, que provavelmente se tratam de pontas de ferramentas que serviam para lavrar a terra.

Em destaque

Subir