Mundo

Descoberta criança de 4 anos que morreu à fome abraçada ao cadáver da mãe

O relatório de uma médica legista trouxe a público uma história trágica. Chadrack Mbala Mulo tinha 4 anos quando morreu, à fome. As autoridades encontraram-no abraçado à mãe, que teria morrido duas semanas antes.

O drama ocorreu no bairro de Hackney, em Londres (Inglaterra).

De acordo com a Hackney Gazette, o corpo do pequeno Chadrack Mbala Mulo foi encontrado no dia 20 de outubro de 2016, dentro de casa e abraçado ao cadáver da mãe, Esther Eketi-Mulo.

A mulher teria morrido cerca de duas semanas antes, devido a um ataque epilético, mas o menino foi incapaz de alertar os vizinhos por sofria de autismo e era mudo. Chadrack morreu à fome, abraçado a quem lhe tinha dado a vida e cujo corpo já estava em avançado estado de decomposição.

“O Chadrack só precisava de ser alimentado e hidratado. Morreu porque tinha fome, não porque alguma coisa lhe aconteceu”, explicou uma vizinha, citada sob anonimato pela gazeta.

Ainda segundo a mesma fonte, o menino de 4 anos “nunca falava” com outras pessoas, “só se escondia atrás das saias da mãe”.

“É de partir o coração, é algo que me vai assombrar para sempre, pensar que podia ter feito algo e não sabia”, adiantou uma outra vizinha, também sob anonimato.

A tragédia desenrolou-se lentamente, ao longo de duas semanas, porque Esther Eketi-Mulo viveu muitos anos no Congo e os vizinhos associaram o “mau cheiro” a eventuais cozinhados típicos deste pais africano.

Foi precisamente esse lento desenrolar que tornou o drama público, cerca de meio ano depois. Isto porque a ausência de Chadrack foi notada no infantário, mas a diretora do estabelecimento escolar “nada podia fazer” para além de tentar contactar a mãe da criança.

O trabalho da Hackney Gazette surgiu na sequência de um relatório, elaborado pela médica legista Mary Hassell, que recomenda ao Ministério da Educação britânico um protocolo que defina como se atuar quando uma criança faltar às aulas repetida e inexplicavelmente.

Em destaque

Subir