Nas Notícias

Deputado do PSD diz que a filha foi mandada para a ‘estrada da morte’

A discussão política sobre os incêndios de Pedrógão acentua-se. Numa reunião do grupo parlamentar do PSD, um deputado que esteve no local, aquando da tragédia, revelou que a filha foi “mandada para a ‘estrada da morte’”, segundo escreve o Expresso. Não é uma vítima da tragédia porque optou por um caminho diferente daquele que lhe indicaram.

De acordo com o Expresso, a reunião do grupo parlamentar decorreu nesta quinta-feira e contou com a presença de dois deputados que estiveram no terreno, aquando dos incêndios da região centro do País, não só em Pedrógão.

Ouviram-se relatos emotivos e revoltados, bem como denúncias a um discurso das entidades oficiais que, segundo aqueles parlamentares, não corresponde à realidade.

“Custa-me ver esta propaganda sem respeito pelo que aconteceu”, disse Pedro Pimpão, deputado eleito por Leiria, que acusa a Proteção Civil de “falhar redondamente”.

Entre os diversos desabafos, terá dito, de forma emotiva, frases como “já chega!” e “é preciso que as pessoas saibam a verdade”.

Terá alegado que “falhou a primeira ajuda após o início do incêndio, falhou o sistema de comunicação e, por isso, falhou a coordenação de meios”, cita o Expresso.

Já Maurício Marques, eleito por Coimbra, fez um relato igualmente emotivo. Contou que a sua filha foi mandada para ‘a estrada da morte’, onde morreram diversas pessoas, colhidas pelo fogo.

O parlamentar conta que a filha só se salvou porque “tomou outra direção”, ao mesmo tempo que via pessoas seguirem aquele caminho fatal.

Maurício Marques “descreveu dias de confusão e descoordenação entre as autoridades, contando as dificuldades por que passou para conseguir tirar familiares de locais onde a Proteção Civil não chegou”, escreve a reportagem daquele jornal, que teve acesso a esta informação, já que a reunião decorreu à porta fechada.

Estes são os primeiros ecos de uma discussão que vai começara agora: o apuramento de responsabilidades. E essa discussão terá, com certeza, uma componente política.

Em destaque

Subir