Nas Notícias

Depressão Gisele a caminho dos Açores

A depressão Gisele vai passar amanhã a norte dos Açores, mas será perto o suficiente para levar ao agravamento do tempo. Os grupos ocidental e central do arquipélago vão estar sob aviso laranja.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Gisele vai trazer, a partir de amanhã, períodos de chuva a todas as ilhas dos Açores, acompanhados de ventos fortes e de agitação marítima.

Carlos Ramalho, do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, salientou, em comunicado, que o vento deverá soprar forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e até 100 quilómetros por hora nas ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

“Também na terça-feira se prevê um aumento da agitação marítima com ondas entre sete a oito metros e altura significativa no grupo ocidental e central, e seis a sete metros nas ilhas do grupo oriental”, acrescentou o meteorologista.

Face a estas previsões, o IPMA emitiu um aviso laranja de vento e agitação marítima para os grupos ocidental e central e aviso amarelo nas ilhas do grupo oriental.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro, sendo seguido pelo amarelo, que indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Os avisos “serão válidos para terça-feira e até às primeiras horas de quarta-feira”, ainda de acordo com o comunicado assinado por Carlos Ramalho.

As previsões apontam também para a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva em todas as nove ilhas.

Como prevenção, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recomendou a adoção de medidas como a consolidação de telhados, portas e janelas e o reforço das amarrações das embarcações, se não for possível mudá-las para local seguro.

Foi ainda recomendado que sejam guardados os objetos soltos de jardim, alertando que mesmo os leves podem ser projetados pelo vento forte e causar grandes prejuízos materiais e até acidentes pessoais graves.

Aos automobilistas é recomendado especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e são desaconselhadas atividades relacionadas com o mar, como passeios à beira mar, desportos náuticos ou pesca desportiva.

Em destaque

Subir