Nas Notícias

Vídeo: Depois do suicídio do pai, designer criou um capacete contra o stress

capacete stress 400 Uma japonesa cresceu com a memória do suicídio do pai, devido a stress. Formou-se em design e criou um capacete contra esse distúrbio. Tomomi Sayuda tem ainda outras invenções com o mesmo fim, mas de eficácia duvidosa. Veja o vídeo.

Uma designer japonesa criou um capacete equipado com um microfone e um altifalante que, garante, permite aliviar o stress.

Tomomi Sayuda perdeu o pai aos 11 anos de idade. Cometeu suicídio, aos 37 anos, devido a problemas de stress no trabalho.

Desde muito jovem, esta designer decidiu dedicar-se a procurar a solução para o problema.

“No Japão, as altas taxas de suicídio, devido ao stress no trabalho, são um problema social. O meu pai, Kenichi Sayuda, suicidou-se em 1995. Desde então, dedico-me a soluções para evitar este drama”, justifica a designer.

E assim criou um capacete contra o stress, baseando-se nas histórias aos quadradinhos, que absorvem grande atenção dos leitores e os transporta para outro universo, mais tranquilo.

A japonesa inventou também um jogo entre os utilizadores do capacete, através do qual todos os colegas de trabalho podem descarregar a energia negativa, aos gritos, protestando uns com os outros.

Tomomi Sayuda Tomomi Sayuda destaca que o capacete deixa o seu utilizador com um aspeto divertido.

Sayuda criou também o ‘Desktop’ Fireworks’, apresentado no YouTube como uma peça de arte digital, que transforma um ambiente de trabalho stressante em algo mais divertido.

É um escritório que esconde surpresas, que surgem a partir do toque de um botão, bem ao estilo de botão de emergência.

A fita-cola, a caneca, as pequenas gavetas de mesa e os suportes de livros transformam-se em elementos de entretenimento automatizados, para transformar um dia de stress no trabalho num ambiente celebração.

O respeito pela dor de Tomomi Sayuda é infinito, mas duvida-se que este escritório possa ajudar a quebrar a monotonia.

Em destaque

Subir