Economia

DECO quer acabar com cobrança do lixo indexada ao consumo de água

Mesmo que não consuma água, terá sempre uma factura para pagar: a do processamento dos resíduos domésticos. A DECO insiste serem assuntos diferentes e lançou uma iniciativa para acabar com a indexação da cobrança do lixo ao consumo de água.

A forma como as tarifas dos resíduos são cobradas pode prejudicar muitas famílias. Uma casa com dois pais e três crianças significa, só ao nível dos duches, que produz cinco vezes mais lixo do que um vizinho do lado, que mora sozinho. Mesmo que os pais façam compostagem, mesmo que as crianças façam reciclagem e o vizinho… junte tudo no mesmo saco do lixo.

“Não é lógico indexar a tarifa dos resíduos ao consumo da água”, frisa a associação de defesa do consumidor DECO.

Como argumentos, a DECO lembra haver “consumidores ambientalmente conscientes, que poupam água e reduzem a produção de resíduos”, e sustenta que o combate ao excesso de resíduos deve ser feito “com campanhas de redução”, em vez de “uma tarifa sem lógica” como atualmente sucede.

“Quanto mais água gasta, mais o sistema considera que produz mais lixo. Mesmo quando se fixa um valor, não se premeia quem recicla”, destaca a associação.

Pelo fim dessa indexação da tarifa do lixo ao consumo de água, a DECO lançou uma petição pública, já subscrita por mais de dez mil consumidores.

Esta petição surge na forma de carta endereçada a cada autarquia, a entidade responsável pela cobrança dos resíduos.

A campanha está válida até 30 de novembro.

Em destaque

Subir