Nas Notícias

Oiça a declaração de Jerónimo que irritou o Bloco de Esquerda

Jerónimo de Sousa teceu um comentário que não caiu bem junto do Bloco de Esquerda. Oiça as palavras, que terão Marisa Matias como alvo.

O candidato apoiado pelo PCP, Edgar Silva, foi um dos grandes derrotados desta noite de eleições, com 3,95 por cento.

Por outro lado, Marisa Matias, que mereceu o apoio do Bloco, acaba por ser uma das surpresas deste domingo, com os 10,1 por cento, mais do que o dobro do que Maria de Belém.

Jerónimo Martins elogiou o seu candidato, mas recorreu a uma ideia aparentemente dirigida a Marisa Matias, o que não caiu bem junto do Bloco de Esquerda e de outras personalidades desta área política.

“Nós podíamos apresentar um candidato ou uma candidata mais engraçadinha, com um discurso ajeitadamente populista, que pudesse aumentar o número de votos. São opções e não quero criticá-las”, disse.

“Aquilo que carateriza este partido, nessa coisa não somos capazes de mudar, do lado dos trabalhadores e do povo, com um discurso sério”, prosseguiu Jerónimo.

Oiça aqui esse registo áudio.

O Bloco de Esquerda não gostou de ouvir Jerónimo, que relativizou o sucesso eleitoral da candidata Marisa Matias.

E outras personalidades de esquerda também criticaram, nas redes sociais, o secretário-geral do PCP.

Foi o caso de Daniel Oliveira. “Mas que tal respeitar os eleitores e ter a humildade de admitir uma derrota sem insultar a inteligência de quem vota e os adversários? Que tal não reduzir sempre as mulheres a expressões diminuitivas e paternalistas? ‘Engraçadinha’? Lamentável”, escreveu.

O jornalista foi mais longe:

“Vindo de Jerónimo de Sousa e de um partido com pergaminhos na luta pelos direitos das mulheres, tristemente surpreendente. Se fosse alguém do CDS a dizer isto caía o Carmo e a Trindade. Pois vindo do PCP é muitíssimo mais grave”.

Edgar Silva foi um dos derrotados da noite, no que foi entendido como uma perda de força do PCP.

Em destaque

Subir