TV

Decapitaram o HitchBot, o robô que pedia boleia

Nada de mal aconteceu ao HitchBot depois de ter deixado o Canadá e viajado pela Holanda e pela Alemanha. Porém, alguns dias após ter chegado aos EUA, o robô que pedia boleia foi encontrado decapitado e com os braços arrancados. O ‘crime’ foi cometido em Filadélfia.

São os imponderáveis de andar à boleia: nunca se sabe quem é a pessoa ‘simpática’ que nos abre a porta.

O HitchBot, um robô concebido para andar a pedir boleia, que deixara o Canadá onde ‘nasceu’ e se aventurou sem incidentes pela Holanda e pela Alemanha, foi encontrado nos EUA, perto de Filadélfia, já ‘sem vida’.

Cerca de duas semanas após ter deixado Boston, o HitchBot foi encontrado decapitado e com os braços arrancados.

Os estragos foram tão avultados que o aparelho, constituído para realizar uma experiência social, foi dado como “irreparável” pelos técnicos.

“Sabemos que alguns dos fãs do HitchBot vão ficar desiludidos. Por agora, vamos pensar na questão ‘O que podemos aprender com isto’ e explorar futuras aventuras para robôs e humanos”, comentaram os cientistas que desenvolveram o robô, ao anunciar o ‘crime’ no site do projeto.

O HitchBot tinha sido concebido para levantar o polegar e pedir boleia quando ‘visse’ (através de sensores) alguém a aproximar-se.

“Por favor, pegue em mim e ponha-me no seu veículo. Quero experimentar o sonho americano”, dizia o robô, programado para responder a enunciados comuns e dotado de factos interessantes (retirados da Wikipédia).

A viagem do HitchBot, até ser decapitado, foi registada em fotografias, uma vez que o robô enviava atualizações regulares para o site oficial, a cada 20 minutos.

“Oh não, o meu corpo foi danificado, mas eu continuo a viver junto dos meus amigos. Às vezes acontecem coisas más a robôs bons!”, lamentou a ‘vítima’, na conta do Twitter.

O HitchBot ‘faleceu’ sem ter cumprido alguns dos desejos que definira para a viagem em solo norte-americano, como visitar Times Square (Nova Iorque), um parque de diversões da Disney (na Flórida) e o Grand Canyon (Arizona).

Em destaque

Subir