Economia

David Ferreira Alves eleito ‘CIO do Ano’ em Portugal 

David Ferreira AlvesCIONET distingue CIO da Sonae, que disputará prémio europeu em junho.

David Ferreira Alves, CIO da Sonae, foi eleito ‘CIO do Ano na Categoria Corporate’, prémio que distingue os melhores Chief Information Officers (CIO) em Portugal. David Ferreira Alves vai agora representar Portugal no ‘European CIO of the Year 2016’, evento internacional organizado anualmente pela CIONET, comunidade que reúne mais de 5900 profissionais de topo na área das tecnologias de informação e comunicação.

“As tecnologias de informação desempenham um papel fundamental na competitividade das empresas, sendo que na Sonae temos investido significativamente na implementação e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras”, afirma David Ferreira Alves.

De acordo com a CIONET este prémio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipa de TI da Sonae, do qual se destaca a promoção e reforço de uma cultura mais informal, colaborativa e eficiente, o lançamento da nova operação de retalho Cartão Universo e o grande envolvimento com as comunidades externas, desde a União Europeia, passando por associações como a National Retail Federation ou Consumer Goods Forum e alcançando também parceiros tecnológicos e o ecossistema académico.

David Ferreira Alves é o CIO (Chief Information Officer) da Sonae e Administrador na Sonae MC e também Presidente do FINCO, Fórum de Tecnologias de Informação das empresas Sonae.

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, possui diversas formações executivas, nomeadamente pela Harvard Business School, IMD e London Business School.

No seu percurso profissional, exerceu o cargo de Administrador Executivo da Optimus, com os pelouros de Marketing e Comercial Particulares, Internet Móvel, Serviços Multimédia e Instalações, dispondo de uma vasta experiência nas áreas de Marketing e Vendas, tendo chefiado na Optimus a Direção de Grandes Superfícies e da Unidade de Negócios Particulares, bem como Direção de Marketing & Vendas da unidade de negócio PME’s. Antes, trabalhou em diversas áreas da Procter & Gamble Portugal.

A CIONET é a maior rede europeia privada de CIO e conta com mais de 5.900 CIO, CTO (Chief Technology Officer) e diretores de TI oriundos de toda a Europa. Representando mais de 100 mil gestores de TI, é um organismo altamente especializado, com o conhecimento, a capacidade e a visão que contribui para ultrapassar desafios no campo das TI.

Os decisores e gestores desta rede representam a força motora na área das TI dentro das suas organizações, garantindo o entendimento pelos vários colaboradores dos desafios que estão a enfrentar e, mais importante, das oportunidades subjacentes a esses mesmos desafios.

Em destaque

Subir