Nas Notícias

Daqui houve nome Portugal: Nosso país comprova estudo sobre designações

Um estudo da Quartz revelou que todos os países – e foram analisados 195 – devem o nome a um de quatro fatores. O nome de Portugal confirma essa regra.

Os cientistas recorreram a um dicionário especializado de Oxford e comprovaram que todos os países devem o nome a uma característica local, uma direção descritiva, uma tribo ou grupo étnico ou a uma personalidade.

“Daqui houve nome Portugal”, escreveu Pedro Homem de Melo, referindo-se ao Porto, e com toda a razão.

O nosso país deve o nome ao primeiro dos fatores elencados pelo estudo: uma característica local.

“Portugal” deriva de Portus Cale, a cidade mais importante da região de Entre-Douro-e-Minho e que mais tarde daria o nome ao Condado Portucalense.

De acordo com alguns especialistas, ‘Cale’ tem origem celta e refere-se a ‘porto’, ‘enseada’ ou ‘abrigo’.

Com a romanização, a cidade ‘Cale’ passou a ser ‘Portus’. O sentido manteve-se: era o porto de abrigo entre o rio Douro e o mar.

No fim dos tempos romanos e com a ocupação visigoda, a cidade passou a chamar-se Portus Cale, como referiam as moedas cunhadas nos séculos VII e VIII.

Em 1096, o Rei de Leão, Afonso VI, outorgou a Henrique de Borgonha a “Terra de Portugal”, como dote hereditário de D. Teresa. Esta veio a ser a mãe de Afonso Henriques, o primeiro Rei de… Portugal.

Outros fatores

O nome de Portugal deriva deste, mas há outros três fatores que influenciaram os nomes de outros países, salienta o estudo da Quartz. Tal como Costa Rica e Serra Leoa (neste caso, ‘Leoa’ deve-se ao ‘rugir’ dos leões na serra, ou seja, o som da trovoada).

Como exemplos de países cujo nome evoca uma direção descritiva são apontados Noruega (caminho do norte) e Austrália (a sul).

A França deve o nome à tribo dos francos, assim como o da Itália provém dos vitalis, enquanto o da Suíça se deve à etnia Schwyz.

Personalidades como Amerigo Vespucci e Simón Bolívar influenciaram os nomes de (Estados Unidos da) América e Bolívia, refere ainda o estudo, a título exemplificativo.

Em destaque

Subir