Motores

Cyril Després vence Rali Rota da Seda

DespresRotaSeda014

Cyril Després e David Castera são os vencedores do Rali Rota da Seda 2016, que este sábado concluiu a sua fase competitiva com a disputa da 13.ª etapa. A dupla da Peugeot, que em Setembro de 2015 tinha vencido o China Grand Rally, ganhou agora uma prova de primeira grandeza.

O antigo vencedor do Dakar em motos confirmou a sua destreza e a extraordinária competitividade do Peugeot 2008 DKR, ainda que os seus companheiros de equipa tenham sentido ‘na pele’ as dificuldades colocadas por esta grande prova que ligou Moscovo a Pequim.

À partida para esta derradeira tirada competitividade, Després preparou-se para os quilómetros mais longos da sua ainda curta carreira nos automóveis, ainda que a 14.ª etapa tivesse 261 quilómetros cronometrados. Foi necessário manter a concentração e não cometer erros, e o gaulês assim fez.

“É emocionante, incrível, ainda mal acreditamos no que sucedeu. É a primeira vez que ganho um rali com o David e juntos pudemos aprender tanta coisa entre Moscovo e Pequim! Quase que ganhámos uma Especial em cada duas. Sentimos confiança e prazer. A equipa Peugeot Sport fez um trabalho notável e agradeço-lhes por isso. A viatura é o máximo, já consigo agora divertir-me num carro”, declarava o vencedor à chegada ao final deste Rali Rota da Seda.

AlRahjiRotaSeda14

Nesta última etapa o mais rápido foi Yazeed Al Rahji, que completou o percurso em menos 2m42s que Sebastien Loeb, enquanto Harry Hunt, companheiro de equipa do saudita na Mini, foi o terceiro mais veloz, a 3m21s.

Cyril Després, que não tinha nada a arriscar, foi apenas sexto, a 5m36s de Al Rahji, que acaba o rali a mais de 25 minutos do francês da Peugeot, mas com mais de 20 minutos de vantagem sobre o terceiro colocado, Vladimir Vasilyev, que nesta derradeira tirada foi o quarto mais rápido.

Classificação
1.º Cyril Despres/David Castera (Peugeot) 36h15m18s
2.º Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Mini) + 25m51s
3.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Mini) + 49m46s
4.º Harry Hunt/Andreas Schulz (Mini) + 1h54,47s
5.º Aidyn Rakhimbayev/Anton Nikolaev (Mini) + 2h12m45s

Em destaque

Subir