Cultura

Curtas Vila do Conde mostra o melhor do cinema em formato curto

Arabian_Nights_900

De 4 a 12 de julho, o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema voltará a ser a montra privilegiada da mais recente produção em formato curto através das Competições Nacional, Internacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! e Curtinhas.

O cinema português, apesar das suas naturais fragilidades económicas, tem dado sinais evidentes de uma grande pujança criativa, expressando uma liberdade notável dos seus cineastas.

A Competição Nacional do Curtas Vila do Conde apresenta essa liberdade criativa através de um conjunto de filmes que voltam a colocar a curta-metragem portuguesa no radar dos festivais internacionais. 2015 será o ano de realizadores como Sandro Aguilar, Salomé Lamas, Filipa César, Jorge Quintela, João Rosas, Basil da Cunha ou Luís Alves de Matos, todos eles ligados à história do Curtas Vila do Conde.

O melhor filme da Competição Nacional será galardoado com o Prémio BPI, no valor de 2000 euros, e o Prémio Pixel Bunker, com 2500 euros em serviços. A SPA – Sociedade Portuguesa de Autores premiará, com 1500 euros, o filme nacional mais votado pelo público. O melhor realizador português será distinguido pela DigiMaster com um prémio no valor de 3000 euros em serviços.

Por sua vez, a Competição Internacional do Curtas Vila do Conde, apresenta uma assinalável diversidade temática e geográfica através de filmes de Virgil Widrich, Bill Plympton, Antonin Peretjatko, Kleber Mendonça Filho, Sergei Loznitsa, entre outros.

Ao melhor filme desta competição será atribuído o Grande Prémio Jameson, no valor de 2000 euros. Será também distinguida a melhor curta-metragem de cada categoria a concurso: Animação, Documentário e Ficção.

Ao filme mais votado pelo público será atribuído o Prémio do Público Niepoort, no valor de 1000 euros. Ainda na Competição Internacional, será anunciado o prémio para Melhor Curta-Metragem Europeia, que inclui a nomeação para os Prémios do Cinema Europeu organizados anualmente pela European Film Academy.

A Competição Experimental voltará a desafiar convenções apresentando artistas e cineastas que ousam olhar mais à frente. A seleção do Curtas Vila do Conde oferece uma oportunidade para redescobrir os grandes autores deste género, entre eles Volker Schreiner, Johan Grimonprez, Peter Tscherkassky, Ken Jacobs, Johan Lurf, Bill Morrison, Jennifer Reeves, Louise & Jane Wilson, Jay Rosenblatt e Deborah Stratman. Trata-se de um conjunto de luxo que fará destas sessões, à semelhança dos anos anteriores, salas esgotadas do Teatro Municipal. O melhor filme experimental será premiado com 750 euros.

A Competição de Vídeos Musicais regressa ao Curtas Vila do Conde num formato dedicado à produção nacional através de artistas como Clã, X-Wife, PZ, Gala Drop e Linda Martini. Na tela grande do Teatro Municipal, estes filmes ganharão outra dimensão. O melhor vídeo em competição receberá um prémio no valor de 750 euros patrocinado pela FNAC.

Reservada a filmes de estudantes, a Competição Take One! apresentará uma nova geração de talentos saída das escolas de cinema e audiovisual. O melhor filme desta competição arrecadará três prémios: Prémio Smiling, no valor de 1500 em serviços de aluguer de equipamento com patrocínio Smiling/Nova Imagem, o Prémio Restart, que consiste num vale em formação e/ou utilização em meios de produção e pós-produção com equipamento ou espaços técnicos no valor de 500 euros na Restart – Escola de Criatividade e Novas Tecnologias, e o Prémio da Agência da Curta Metragem, que garantirá a inscrição do filme num circuito internacional de festivais de cinema.

Na Competição Curtinhas, o júri, composto por 15 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, votará no melhor filme ao qual será atribuído um prémio de 1000 euros patrocinado pelo Mar Shopping. Esta secção do Festival, conta também com um espaço infantil e várias oficinas, permitindo aos mais novos participarem numa semana de cinema em família.

Adicionalmente, será atribuído um prémio de aquisição Canal + Espanha, para um filme da Competição Nacional, e, ainda, haverá lugar a uma escolha de aquisições entre os filmes em competição, resultado de uma parceria com a TVCine & Séries.

As diferentes competições do Curtas Vila do Conde vão, assim, voltar a garantir as sessões mais diversificadas e concorridas do Festival, com filmes de inegável qualidade, grande parte em estreia nacional, que mostram o estado atual do mundo e o melhor da produção recente.

Retrospetiva dedicada a Quentin Dupieux com três estreias nacionais

Para além das várias competições e de programas especiais, o Curtas Vila do Conde apresentará, à semelhança das edições anteriores, um realizador In Focus. Este ano, a retrospetiva é dedicada ao francês Quentin Dupieux, com a exibição de três filmes em estreia nacional: ‘Reality’, ‘Wrong’ e Wrong Cops’. Nesta secção será ainda apresentado ‘Rubber’, que estrou no Festival de Cannes em 2010.

Quentin Dupieux, também conhecido no meio musical por Mr. Oizo, é autor de uma assinalável filmografia nos últimos quinze anos, com um estilo muito particular, articulando a tradição do cinema de autor europeu com o cinema de géneros americano.

Recorrendo ao humor negro, Dupieux concentra-se em protagonistas inadaptados que procuram encaixar-se num mundo que não os aceita. A solidão terrível destas personagens, transforma o humor sofisticado do cineasta em tragédias absurdas.

Em ‘Rubber’ (2010), um pneu solitário parece iniciar uma vingança contra a raça humana, deixando uma comunidade à beira de um ataque de nervos. ‘Wrong’ (2012), apresenta Dolph Springer, homem da smalltown americana, que fica sem o seu cão através de um estranho rapto, que altera a sua vida. ‘Wrong Cops’ (2013) retrata a história absurda do quotidiano de um grupo de policias com pouca ética. Em ‘Reality’ (2014), seguimos um operador de câmara de televisão que quer ser cineasta, mas enreda-se numa vertigem de sonhos infindável.

O cinema de Quentin Dupieux é, assim, caracterizado por um absurdo que emerge de histórias aparentemente banais e quotidianas. O humor do cineasta, às vezes sofisticado, outras simplesmente absurdo, desenvolve uma certa iconoclastia pós-moderna, baralhando as expectativas dos espectadores. A grande virtude dos filmes de Dupieux é provocar o desespero ou o riso, mostrando como o mundo contemporâneo é, na maior parte das vezes, naturalmente incompreensível. Entrar neste labirinto narrativo é, por isso, um passo ousado, mas plenamente encantador como experiência de cinema.

A programação integral do 23º Curtas Vila do Conde será apresentada a 18 de junho, às 11:30, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Entre os destaques desta edição estão a grande aposta na interseção entre a música e o cinema – com filmes-concerto de Lambchop; Frankie Chavez; You Can’t Win, Charlie Brown; Bruno Pernadas Quinteto; e Garcia da Selva com Noberto Lobo, na secção Stereo apoiada pela FNAC – e a antestreia nacional de ‘As Mil e Uma Noites’, o muito aguardado novo filme de Miguel Gomes que estreou no Festival de Cannes.

Em destaque

Subir