Tecnologia

Cuidado com as imagens que abre no Facebook e no LinkedIn (vídeo)

Facebook_Security_900Há um novo vírus a circular pela web, da família ransomware – que o obriga a pagar uma quantia em dinheiro para lhe devolver o controlo do seu computador. Chama-se Lokcy, e está a propagar-se através das redes sociais.

O vírus chega de um utilizador estranho, através do chat do Facebook ou do LinkedIn. Através de uma imagem infetada – que lhe toma o controlo do computador, o utilizador vê-se obrigado a pagar uma determinada quantia em dinheiro para que lhe seja devolvido o controlo do PC.

No vídeo que pode visualizar em baixo, a empresa de segurança, Check Point Software Technologies mostra como é relativamente fácil a utilizadores mais distraídos caírem na armadilha e instalarem o Locky.

Isto acontece porque, na verdade, o ficheiro enviado não é uma imagem, passando-se por tal. Isto faz com que o utilizador baixe o ficheiro executável e instale o vírus na sua máquina. Portanto, não faça download de ficheiros enviados por desconhecidos em nenhuma rede social.

O The Financial Express dá conta de que as empresas de segurança não reconheçam esta ameaça como perigosa por estar associado a redes sociais, o que pode comprometer ainda mais a segurança dos utilizadores.

Contactados pela Check Point, as redes sociais visadas, LinkedIn e Facebook ainda não disseram que medidas estão a tomar para prevenir os utilizadores de mais uma ameaça de um vírus ransomware.

Entenda também, que um vírus para funcionar tem de se instalar na máquina. Se o término da “imagem” for (.exe) ou (.cmd) não clique, isso vai dar permissões de instalação ao vírus. Imagens devem conter os termos (.jpg), (.png), (.bpm), etc…

Deve ter a máxima atenção, principalmente no chat, para não abrir ficheiros que lhe sejam enviados por pessoas desconhecidas e confirmar o envio de ficheiros enviados por amigos.

Em destaque

Subir