Nas Notícias

Cuidado: Aplicação japonesa “inofensiva” foi criada para roubar informação

Uma aplicação para tornar selfies em desenhos animados está a pôr em risco os utilizadores Android, por violar a privacidade dos utilizadores menos atentos.

A aplicação chama-se Meitu e tem como objetivo transformar uma fotografia de cara do utilizador, uma selfie, numa figura animada típica das animes japonesas. O problema é que a aplicação solicita ao utilizador uma autorização, para aceder a quase toda a informação disponível no aparelho.

Através dessa informação, a app pode localizar qualquer telefone no mundo para ali alocar anúncios. O excesso de autorizações necessárias levantou as suspeitas de que os criadores enviem os dados para agências de publicidade online, de forma a aumentar a faturação.

Aliás, os mais atentos acreditam na possibilidade de que a aplicação tenha sido criada precisamente com o único objetivo de conseguir acesso à informação dos aparelhos.

Os criadores chineses negam garantem que os dados armazenados servem somente para “melhorar o uso da aplicação” e que toda a informação é sigilosa.

No entanto, especialistas em segurança identificaram linhas de código estranhas no app e defendem que a Meitu pode estar a enviar essas informações para alguns servidores chineses.

Em destaque

Subir