Desporto

Cristiano Ronaldo esteve perto do Liverpool em 2003

O Liverpool esteve perto de fechar a contratação de Cristiano Ronaldo em 2003, antes da transferência do craque português para o Manchester United, mas a política do clube relativamente ao teto salarial dos jogadores fez o negócio cair por terra. Gerard Houllier, à data treinador dos Reds, acreditou que o plantel lhe dava garantias e preferiu não ir contra as políticas internas.

Em declarações ao Liverpool Echo, o antigo treinador do Liverpool revelou a história.

“Fui ver Ronaldo ao Torneio Internacional de Toulon Under-21 e decidimos avançar, mas tínhamos a política salarial na altura e não pagávamos valores como aquele que ele queria”, começou por dizer Houllier.

“Foi então que o Manchester United jogou um particular frente ao Sporting e os futebolistas deles disseram ao Sir Alex Ferguson: ‘tens de o contratar’. Mas na altura eu concordei em não quebrar as regras salariais estabelecidas, pois pensei que isso iria criar problemas no nosso balneário.”

A contratação de Harry Kewell ao Leeds também influenciou a decisão do técnico francês. “Pode ser que tivéssemos conquistado o título com o Ronaldo na equipa, mas tínhamos o Harry Kewell, que era um fora-de-série na altura e estava determinado. Mas infelizmente, lesionou-se com gravidade e nunca mais voltou a ter a mesma confiança, o mesmo ‘apetite’.”

O Manchester United viria a pagar cerca de 20 milhões por Ronaldo, que viria a vencer nove títulos no clube, com destaque para os três títulos de campeão inglês, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.

Em destaque

Subir