Nas Notícias

Crianças de Penafiel vão ter ciclismo na escola

A Câmara de Penafiel anunciou esta segunda-feira um “projeto inovador em Portugal” onde cerca de 1300 crianças da cidade, distribuídas por 40 escolas, vão ter a prática do ciclismo nas suas Atividades de Enriquemento Curricular (AEC).

Após ser aceite no contexto do orçamento participativo, a iniciativa foi recebida de braços abertos pela Câmara Municipal, que se prontificou a investir cerca de 50 mil euros para adquirir os equipamentos necessários.

“Todo o nosso município vai ter esta atividade presente nas escolas”, referiu o presidente, Antonino Sousa, à agência Lusa.

O projeto está já sobre rodas um pouco por todo o concelho e conta com a participação de técnicos qualificados da escola de ciclismo da Associação Desportiva e Recreativa Ases de Penafiel (ADRAP), uma das mais antigas e conceituadas do país.

De acordo com o presidente da instituição Joaquim Ferreira, a iniciativa irá ter visitas diárias de três carrinhas – uma para cada três escolas – onde seguirão professores e auxiliares de educação física bem como os materiais necessários, desde as próprias bicicletas aos equipamentos de segurança.

As aulas terão duração de 90 minutos, divididos entre o plano teórico e prático.

A iniciativa foi apresentada aos estabelecimentos de ensino no início de janeiro, com a “recetividade das crianças a ser excelente”.

O objetivo do projeto passa por ensinar as crianças a andarem de bicicleta de forma segura, inserido num estímulo à atividade física.

Joaquim Ferreira mostrou-se entusiasmado com a iniciativa e aproveitou para expressar o seu desejo de que esta possa contribuir para futuros campeões da modalidade.

Em destaque

Subir