Mundo

Criança morre no ‘jogo da asfixia’, nova moda que conquistou redes sociais

Gustavo Detter, uma criança brasileira de 13 anos, morreu por enforcamento, enquanto participava no ‘jogo da asfixia’, a nova moda dos adolescentes. Consiste em cortar a respiração até ao desmaio e recuperar os sentidos, provocando uma sensação de euforia, semelhante ao consumo de drogas.

A morte desta criança, no passado domingo, fez soar o alerta sobre uma brincadeira que está a cativar menores, em todo o mundo. As redes sociais ajudam a partilhar experiências e há cada vez mais adeptos do ‘The Choking Game’, o ‘jogo da asfixia’, também conhecido como ‘jogo das asfixia’ ou ‘jogo do desmaio’.

Gustavo Detter foi vítima de uma brincadeira que simula o consumo de drogas. Trata-se de um jogo em que o participante pratica a asfixia, até perder os sentidos.

Após o desmaio, chega um acordar em estado de euforia, muito semelhante ao consumo de drogas.

Para entrar na brincadeira, basta um cinto, uma corda, ou um lenço, um saco, ou outro objeto que permita impedir a respiração.

“Há um aumento da concentração de gás carbónico e redução da oferta de oxigénio. Com o tempo a pessoa começa a respirar gás carbónico. Isso causa vasodilatação, mas também sonolência, arritmia, taquicardia e hipotensão. Em casos mais graves, pode levar a insuficiência respiratória e paragem cardíaca”, explica o cardiologista Daniel Magnoni, em declarações à Veja.

Há quem o faça a si próprio, mas também muitos casos em que amigos se estrangulam mutuamente. Existem derivações desta prática, que entram no campo sexual, com a mesma finalidade: suscitar prazer.

O problema é que os adolescentes ficam no fio da navalha e colocam a vida em risco. Gustavo Detter é o melhor exemplo dessa realidade.

Em destaque

Subir