Mundo

Morreu “a cara do cancro”, a menina de 4 anos que o pai eternizou com foto viral

A menina de 4 anos que se tornou na “verdadeira cara do cancro”, Jessica Whelan, morreu ontem de manhã. O neuroblastoma derrotou a criança que o pai eternizou com uma fotografia viral.

A criança de Lancashire (Inglaterra), que há um ano lutava contra o cancro, tornou-se num símbolo mundial da agonia do cancro quer para os doentes, quer para os familiares que nada podem fazer e se limitam a assistir, impotentes.

Andy Whelan, o pai, revelou isso mesmo ao registar uma foto que se tornou um ícone da luta contra o cancro.

“Foi a fotografia mais difícil que já tive de fazer. Esta é a verdadeira cara do cancro. A minha menininha com as veias salientes, uma lágrima solitária a escorrer-lhe cara abaixo, o corpo contraído e a cara contorcida de dor”, descreveu o pai.

A imagem foi registada na consulta em que Andy e a esposa, Nicki Prendergast, ficaram a saber que a pequena Jessica só teria algumas semanas de vida.

Uma vida que terminou ontem de manhã.

cara-do-cancro“Sinto, ao mesmo tempo, tristeza e alívio ao informar-vos a todos que a Jessica encontrou finalmente a paz, às sete da manhã. Já não sofre”, escreveu o pai.

Para a história ficou uma imagem que serve para sensibilizar todos os pais, como Andy Whelan frisou: “Não quis mostrar esta foto para ofender ou irritar alguém. Talvez, ao verem esta imagm, as pessoas tenham consciência do lado negro do cancro em crianças e talvez algumas pessoas possam fazer algo para que, no futuro, nenhuma criança tenha de sofrer assim e nenhum pai tenha de testemunhar a deterioração diária da sua carne e do seu sangue”.

cara-do-cancro-2

“Faço-vos um apelo, como um pai destroçado”, acrescentou Andy: “É muito tarde para a minha filha, mas o cancro infantil tem de ser curado. Nenhuma família devia ter de enfrentar este inferno”.

Em destaque

Subir