Ciência

Crescer com livros em casa é tão importante como o nível académico dos pais

crescer-com-livros

Um grande e demorado estudo demonstrou que o nível escolar dos pais não é tudo para a educação dos filhos: ter bons livros em casa tem a mesma importância.

Esta megainvestigação, realizada pela Universidade do Nevada (EUA) ao longo de 20 anos e com dados obtidos em 27 países, desmontou a ideia vigente de que o nível académico dos pais era o principal fator de entre os que influenciam o desenvolvimento da criança.

Os resultados demonstraram que crescer ‘no meio’ dos livros tem, no mínimo, o mesmo grau de importância que o nível académico dos pais e a estrutura familiar, segundo a equipa de investigadores liderada por Mariah Evans.

As diferenças entre as crianças que cresceram sem livros em casa e as que tiveram pelo menos 500 livros equivalem a ter pais com três anos de ensino ou com uma educação que se prolongou durante 15 anos.

Uma criança com pais pouco letrados, mas com acesso a uma pequena livraria caseira é capaz de prosseguir os estudos, em média, por mais 3,2 anos.

Se estiver na dúvida quanto ao número de livros que tem em casa para os seus filhos, continue a ler: embora o número de 500 tenha sido o referencial, o estudo demonstrou que a partir de 20 livros já se notam melhorias nas potencialidades de desenvolvimento da criança.

Em destaque

Subir