Nas Notícias

Costa é uma raridade: “Um socialista bem sucedido”, elogia jornal norte-americano

António Costa é apontado pelo Político como “uma coisa rara”, pois é “um socialista bem sucedido” na conservadora Europa. O influente jornal norte-americano desfaz-se em elogios ao “campeão da mudança”, o nono na lista dos dez políticos mais influentes no panorama europeu.

Antecipando a política europeia para 2018, o jornal Político lista as 28 personalidades que mais devem contribuir para esses cenários antecipados e coloca o primeiro-ministro de Portugal no nono lugar.

António Costa é descrito como “uma coisa rara na Europa de hoje: um socialista bem sucedido”, mesmo que a popularidade “tenha sido afetada pelas críticas quanto à forma como o Governo lidou com a tragédia dos incêndios florestais”.

Enquanto primeiro-ministro, é destacado pela “notável capacidade de equilíbrio” entre a esquerda parlamentar que apoia o Governo PS e as exigências mais à direita dos credores europeus, num Portugal com “uma economia cautelosa” que vai conseguindo crescer enquanto aliava as medidas de “apertar o cinto”.

Essas “habilidades políticas” do primeiro-ministro serão postas à prova em 2018, ano em que surgirá o novo líder da oposição (o próximo presidente do PSD, Santana Lopes ou Rui Rio) e em que os parceiros da geringonça vão tornar o relacionamento “mais complicado”.

O objetivo de António Costa será “garantir uma maioria absoluta nas eleições legislativas previstas para 2019”, frisa o Político.

A lista dos 28 políticos que vão influenciar a Europa em 2018 é liderada pelo líder dos liberais alemães, Christian Lindner, seguido pelo ministro do Ambiente britânico, Michael Gove, com a ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud, a encerrar o pódio.

Em destaque

Subir