Nas Notícias

Veja o fenómeno que assustou a Costa da Caparica no domingo

As imagens de um vídeo-amador mostram uma tromba de água na praia da Cova do Vapor, situada na Costa da Caparica. O fenómeno ocorreu no domingo, data da captação do vídeo que se difundiu nas redes sociais.

Uma tromba de água formou-se no mar, na praia da Cova do Vapor, situada na Costa da Caparica.

O fenómeno foi captado por um vídeo-amador, que partilhou as imagens no YouTube neste domingo, dia 13 de dezembro.

As imagens mostram algumas pessoas num paredão, por onde a tromba de água passa, sem provocar vítimas.

Não obstante o fenómeno meteorológico carecer de confirmação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a veracidade do vídeo não é posta em causa.

Segundo declarações à TVI24 por parte da meteorologista Sandra Correia, é provável que a tromba de água tenha ocorrido, dado o quadro meteorológico deste domingo.

Nos últimos dias, Portugal Continental e regiões autónomas enfrentaram chuvas e ventos fortes, em resultado de uma superfície frontal que está a afetar o tempo naquele território.

Uma tromba de água (ou tromba marinha), é um vórtice colunar (parecido com uma nuvem em forma de funil) que ocorre ao longo de um corpo de água.

Normalmente são mais fracos do que os tornados, que ocorrem em terra e ocorrem em zonas de clima tropical, por regra.

A nuvem a partir da qual as trombas de água são formadas pode ter dimensões díspares. Algumas são fortes e causam grandes devastações, mas a maioria é fraca e tem origem em diferentes dinâmicas atmosféricas.

Por regra, formam-se em zonas de humidade alta, com nuvens carregadas e num processo de desenvolvimento. Giram no sentido ascendente, movendo-se para cima do limite de superfície.

Depois, esticam-se para cima da nuvem, uma vez que o vórtice de baixo nível é alinhado com uma nuvem em desenvolvimento.

Os tornados fracos também nascem de um modo parecido.

Veja o vídeo publicado ontem no YouTube. O registo conta mais de 34 mil visualizações.

 

Em destaque

Subir