Motores

Corrida emocionante homenageou Carlos Gaspar

CarlosGasparTrophy2

Braga foi palco de uma corrida muito especial no passado fim-de-semana. Uma prova de 50 minutos que reuniu quase 40 pilotos apaixonados por automóveis, ao melhor estilo das competições das décadas de 60 e 70 do século passado.

Tratou-se de um evento que prestou tributo um dos grandes nomes do automobilismo português, Carlos Gaspar, homenageado também na reta da meta do circuito Vasco Sameiro com uma placa autografada por todos os que alinharam na corrida.

O dia foi repleto de simbologia e significado. A manhã foi dominada pela sessão de treinos cronometrados. A pista molhada beneficiou os modelos mais ágeis e menos potente. Luís Alegria, em Datsun 1200 Sedan, aproveitou as condições para estabelecer o melhor tempo e garantir a pole-position para a corrida.

Ao início da tarde, a recta da meta engalanou-se para a cerimónia de homenagem a Carlos Gaspar. As equipas colocaram os automóveis estacionados em espinha junto ao muro das boxes, enquanto os pilotos se perfilaram no lado oposto para, logo após a entrega do quadro, aplaudirem esta figura incontornável do desporto automóvel em Portugal.

Com toda a gente a postos, Carlos Gaspar deu o mote para a partida da corrida tal como se fazia nas corridas de antigamente. Os pilotos correram para as suas máquinas e deram uma volta ao traçado antes da partida oficial que aconteceu mal voltaram à grelha.

CarlosGasparTrophy1

Ao longo de 50 minutos, os quase 40 pilotos envolvidos, discutiram a corrida do Historic Endurance. No final, a dupla Sousa/Sousa, em BMW 635 CSI, foi a primeira a ver a bandeirada e triunfou na classe H-Convidados.

Paulo Sousa, ao volante do irreverente Saab Sonet II, não se destacou apenas pela imagem do seu automóvel. Em pista foi mesmo o melhor da classe 76, num pódio completado pelo Porsche 911 3.0 RS de Brízido/Albuquerque, que ficou em segundo, e pelo BMW 2002 TI de Simplício e Marco Pinto.

A corrida foi totalmente disputada com piso seco, algo muito raro durante o fim-de-semana do Braga Festival of Speed. Mas se isso daria vantagem aos clássicos mais potentes, não impediu Luís Alegria de triunfar na classes H-71 e 1300cc com o Datsun 1200 Sedan e terminar em quarto da classificação final.

Francisco Sanchez ocupou o segundo lugar em ambas as categorias, enquanto Aníbal Rolo e Jorge Corrêa, em Datsun 1200 Coupé, completaram o pódio da classe 1300cc. Na classe dos mais históricos e com mais classe, o Porsche 911 preparado pela Garagem Aurora e pilotado por António Torres da Silva e Eduardo Santos obteve o triunfo.

Em destaque

Subir