Mundo

Coreia do Sul desliga computadores para não se trabalhar até tarde

Decido a obrigar os funcionários a cumprir os horários, o governo da capital da Coreia do Sul estabeleceu como nova medida que os computadores serão automaticamente desligados em determinado momento, obrigando os trabalhadores a ir embora.

A medida – que inicialmente irá funcionar apenas às sextas-feiras – tem como objetivo terminar com a “cultura de trabalhar demasiado”, algo que tem sido discutido no Japão, onde os casos de morte por excesso de trabalho, incluindo os suicídios, têm despertado a atenção da opinião pública.

Segundo a BBC, a Coreia do Sul tem um dos horários laborais mais longos de todo o mundo, com os funcionários públicos a trabalharem, em média, 2739 horas por ano – cerca de mil horas a mais que os trabalhadores de outros países desenvolvidos – e o que perfaz perto de 57 horas de trabalho por semana.

Em Portugal, por exemplo, os funcionários públicos trabalharam 40 horas semanais.

Neste cenário, o governo municipal de Seul vai adotar esta nova medida, implantada em três fases ao longo dos próximos três meses.

A partir do próximo mês de abril, os computadores serão desligados às 20h00, sendo que durante o mês o ‘horário de encerramento’ será antecipado em trinta minutos em duas sextas-feiras por mês. A partir de maio, os computadores serão desligados às 19h00 todas as sextas-feiras.

A nova medida será imposta para todos os funcionários, sendo que podem ser concedidas exceções em circunstâncias especiais. Apesar disso, a maioria dos trabalhadores discorda das medidas, com 67,1 por cento a pedir a exclusão do sistema.

Em destaque

Subir