Ciência

Corações mais saudáveis do mundo pertencem a povo indígena da Amazónia

Os corações mais saudáveis do mundo pertencem aos tsimane, um povo indígena que vive na floresta amazónica no norte da Bolívia, revelou um estudo, citado pela BBC.

A investigação, que foi publicada na revista científica ‘Lancet’, revela que praticamente nenhum elemento deste povo apresentava sinais de artérias bloqueadas, mesmo os mais idosos.

“É uma dieta incrível, com dietas e estilos de vida radicalmente diferentes”, afirmaram os cientistas no estudo.

Este povo ainda caça o seu próprio alimento e comem o que plantam. Na opinião dos responsáveis do estudo, apesar de a maioria da população mundial não fazer o mesmo, há lições a aprender com os tsimane.

Atualmente, os tsimane são uma comunidade com 16 mil pessoas e toda a sua vida é feita ao longo do Rio Raniqui, situado na floresta amazónica da Bolívia. Como vivem numa zona muito isolada, os cientistas tiveram de apanhar vários voos e subir o rio com uma canoa para chegar ao local.

A dieta dos tsimane passa pelo consumo de carnes de porco selvagem, anta e capivara, bem como de peixes frescos, como piranhas e bagre. Para complementar a alimentação, comem arroz, milho, mandioca e banana da terra. Em relação aos frutos, preferem os frutos silvestres e as nozes.

Outra parte importante da dieta é o exercício realizado todos os dias pelos membros do povo, mesmo os mais idosos. Os homens dão mais de 17 mil passos por dia e as mulheres 16 mil. É de relembrar que o recomendado pelos especialistas é 10 mil passos por dia para manter um estilo de vida saudável.

Michael Gurven, um dos cientistas do estudo e professor de antropologia na Universidade da Califórnia, disse à BBC que o nível de cálcio no coração do povo tsimane “é muito menor do que em qualquer outra população do mundo para a qual existem dados”.

“As mulheres japonesas são as que mais chegam perto [dos tsimane], mas mesmo assim há um oceano de distância”, acrescentou.

Em destaque

Subir