Nas Notícias

Contança Urbano de Sousa demite-se

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, apresentou a demissão do cargo, nesta quarta-feira, na sequências dos incêndios do passado fim de semana. O primeiro-ministro António Costa “agradece a dedicação e empenho com que serviu o País.

“A ministra da Administração Interna apresentou-me formalmente a demissão em termos que não posso recusar”, realça o primeiro-ministro António Costa, numa nota enviada às redações, na manhã desta quarta-feira.

O chefe de Governo  agradeceu “a dedicação e empenho” com que Constança Urbano de Sousa “serviu o País no desempenho das suas funções”.

Esta decisão da ministra da tutela surge após os incêndios do passado fim de semana, que custaram a vida a 41 pessoas. E resulta também da outra catástrofe em Pedrógão Grande. Portugal contabilizou, em 2017, mais mortos em incêndios do que nos últimos 60 anos.

Ontem, recorde-se, o Presidente da República exigiu responsabilidades políticas, convidando, de forma implícita, António Costa a tomar decisões, numa alusão à demissão de Constança Urbano de Sousa.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, no passado fim de semana arderam 200 mil hectares de floresta. É uma área semelhante ao distrito de Lisboa, ou quatro vezes a área destruída com os fogos de Pedrógão Grande.

 

Em destaque

Subir