Insólito

Conseguiu comprar o domínio Google.com por apenas 10 euros

Um engano na Google Domains permitiu a um homem comprar o domínio ‘google.com’ por um valor que ronda os 10 euros. Snmay Ved acedeu ao serviço de compra de domínios da gigante da Internet e viu que estava disponível…

O ex-funcionário da empresa, Snmay Ved, sentiu-se o homem mais sortudo do mundo, quando acedeu ao serviço de compra de domínios da Google e verificou que o valiosíssimo ‘google.com’ estava disponível.

O impulso de o comprar foi natural, até porque o preço era baixo. Apenas 12 dólares, cerca de 10 euros. Ved não queria acreditar no que ocorrera, mas teve pouco tempo para celebrar, até porque cerca de um minuto depois o lapso foi corrigido.

O Google Domains cancelou a venda e retirou o google.com da lista de domínios disponiveis para venda. Os 12 dólares foram devolvidos ao comprador.

“Durante um minuto, eu tive acesso. E agora posso dizer que sou o homem que por um minuto foi dono do Google.com”, contou, na sua conta no LinkedIn, apelidando o caso de “feito histórico”.

Google Domains é um serviço criado pela Google. E Snmay Ved é um ex-funcionário da empresa. Por curiosidade, pesquisou os domínios que estavam para venda. Ficou boquiaberto quando reparou na ‘pechincha’ – afinal, 12 dólares pelo domínio com mais tráfego do mundo é de borla.

Logo após a venda, Ved pôde aceder ao painel de controlo. Mas não teve tempo para fazer mais nada. Recebeu uma mensagem a informá-lo de que aquele domínio já tinha sido comprado.

Ficou por esclarecer a razão de uma falha tão grande da Google. Suspeita-se de que terá havido um esquecimento semelhante ao que se verificou em 2003, qaundo a Microsoft se esqueceu de renovar o domínio ‘Hotmail.co.uk’. Foi comprado por terceiros e a Microsoft teve de pagar para o recuperar.

Em destaque

Subir