Motores

Conhecidos inscritos no WEC e nas 24 Horas de Le Mans

WECentry116

A FIA deu a conhecer os inscritos para o próximo campeonato do mundo de resistência WEC, e não se pode falar em grandes surpresas. Não existem em LMP1, onde estão confirmados nove carros, enquanto que em LMP2 há uma dezena, e em GTE Pro e em GTE Am há meia dúzia de inscritos em cada classe.

Os números, em virtude dos reultados da época passada, mudaram na categoria principal, com os Porsche a ostentarem naturalmente o n.º 1 e 2, enquanto que a Toyota leva os n.º 5 e 6 e a Audi os n.º 7 e 8.

Também há novidades ao nível do equipamento com o Team ByKolles a juntar-se à Rebellion Racing na mudança para pneus Dunlop, que dominam na classe LMP2.

Na segunda categoria dos protótipos a G-Drive agora trabalha em conjunto com a JOTA Sport, enquanto que a OAK Racing dá lugar à ESM, a SMP Racing passa a ter dois carros, a RGR inicia a sua participação com a Morand, a DC Racing também se inicia no campeonato, ocupando o lugar que era da KCMG.

WECentrt216

Outra novidade é a estreia da Manor, com a formação vinda da Fórmula 1 e liderada por Graeme Lowdon e John Booth a inscrever um Oreca 05 Nissan, não existindo grandes novidades relativamente às estruturas da Signatech Alpine, Greaves Motorsport e da Strakka Racing, mesmo se esta vai começar a época com o Gibson 015S em vez do Dome S102 do ano passado.

Em GTE Pro a maior novidade era já há muito anunciada e tem a ver cm os dois Ford GT, aos quais foram atribuídos os números 66 e 67, enquanto a AF Corse estreia os Ferrari 488 GTE com um novo piloto na sua formação de pilotos; Sam Bird.

A Aston Martin Racing reduz a dimensão do seu envolvimento, com apenas dois Vantage V8, enquanto a Porsche reduz a sua participação para um 911 RSR para Richard Lietz e Michael Christensen.

Nos GTE Am o número de Porsche aumentou, para três, incluindo um 911 para a KCMG onde apenas Christian Reid, que se junta a Gulf Racing e Abu Dhabi Proton. O Ferrari da AF Racing, o Aston Martin da AMR e o Corvette da Larbre completam o lote.

60 carros em Le Mans

LeMansEntry116

Também o Automobile Club de L’Ouest (ACO) anunciou os inscritos para a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans, que ascendem a 60, com nove a pertencerem à categoria LMP1, 22 a LMP2, 14 a GTE Pro e 14 a GTE Am, para além da experimental garagem 56.

Com uma lista de reserva de 10 carros, o interesse para a prova de Junho é maior do que a disponibilidade da grelha para a maior prova do automobilismo de resistência do mundo.

Se em LMP1 todos os nove inscritos correspondem aos participantes no WEC, em LMP2 regista-se o pelotão mais alargado, que aproveitam a oportunidade antes da mudança regulamentar que vai ocorrer em 2017. A lista inclui os 10 participantes no WEC e mais 12 do ELMS e do IMSA, incluindo a estreante Michael Shank Racing.

Também a classe GTE Pro é significativamente maior, com 14 carros contra os sete do campeonato do mundo de resistência, graças ao afluxo de equipas norte-americanas. Os dois Ford GT suplementares, dois Corvette C7 e dois Porsche 911 RSR e Ferrari 488 GTE da Risi Competizione adicionam sete viaturas.

Em GTE Am também a grelha era aumentada, incluindo uma variedade de Ferrari da Asian Le Mans Series.

Em destaque

Subir