Nas Notícias

Conheça Takizo Iwasaki, o homenageado da Google a 12 de setembro

O japonês Takizo Iwasaki é lembrado hoje com um Google doodle, no dia em que o mestre do sampuru completaria o 121.º aniversário. Iwasaki (que nasceu em 1895 e viria a morrer em 1965) reinventou a arte da comida falsa, que servia para os restaurantes exibirem os pratos que serviam.

Com a finalidade de criar montras de restaurantes atrativas, nasceu uma técnica, em meados de 1930, chamada “sampuru”, que consistia em criar representações de pratos, em cera, com extremo realismo. Takizo Iwasaki transformou-se num mestre desta arte e hoje, dia em que se assinala o seu 121.º aniversário, a Google transformou a homepage numa montra de restaurante com comida falsa.

A arte da comida de plástico remonta ao ano de 1920 e nasceu numa época em que o Japão enfrentou uma revolução de costumes, com os nativos a deixarem os campos e a procurarem restaurantes.

Esta nova realidade – pessoas pouco familiarizadas com cardápios de restaurante – levou a que nascesse a arte do sampuru, que consistia em formas de cera que serviam de apoio aos clientes, para que estes escolhessem o prato que pretendiam.

Imagens de pratos com um realismo elevado ao extremo, com comida feita em cera e colocada em exposição nas montras, permitiam escolher a refeição e constituíram uma forma de os restaurante vencerem a concorrência.

“Sampuru”, a arte em que Takizo Iwasaki, é uma palavra japonesa com origem na expressão inglesa “sample”, que significa “amostra”. E é a melhor prova de que os olhos também comem.

Mas não eram apenas os japoneses que se serviam do sampuru. Pouco depois da II Guerra Mundial, os norte-americanos e os europeus usaram esta arte em seu benefício, dadas as barreiras linguísticas. Uma imagem valia por mil palavras.

Takizo Iwasaki – hoje homenageado com um doodle, em dia de 121.º aniversário – não foi o criador desta técnica, mas reinventou-a, transformando-se num mestre.

doodle_takizo_iwasaki_900

Iwasaki dedicou-se a estas criações depois de ‘moldar’ uma omeleta em cera. Mostrou-a à sua mulher, que não foi capaz de distinguir aquela obra de uma real. Em Gifu, no Japão, onde Takizo Iwasaki nasceu, essa omeleta está em exposição.

Conhecido o seu talento, este japonês transformou-se num dos mais procurados criadores destas esculturas, que depressa deixaram de ser um simples serviço de restaurante para conquistar prestígio mais do que suficiente para escalar ao patamar de arte.

Em 1932, o japonês fundou a  Iwasaki Be-I, a maior fabrica de sampuru do Japão.

Ainda hoje os criadores de réplicas de comida são muito procurados por restaurantes de todo o mundo, que pretendem chamar a atenção dos clientes, com montras que exibem comida de aparência deliciosa e fresca, apesar de ser falsa e imperecível e de servir apenas para atrair a atenção e o olhar. Mas os olhos também comem…

sampuru_900A partir de 1980, o sampuru era ‘servido’ já nos museus reputados, como o Victoria and Albert Museum, em Londres.

Hoje, é homenageado o mestre maior da comida falsa, que a Google nos dá a conhecer, numa homenagem a Takizo Iwasaki.

Takizo Iwasaki

Veja um vídeo com a criação:

Em destaque

Subir