Mundo

Colômbia: Oito toneladas de cocaína na maior apreensão de sempre

Cerca de oito toneladas de cocaína. A polícia da Colômbia realizou ontem a apreensão da “maior quantidade de droga na história” do país, como salientou o Presidente Juan Manuel Santos. A operação incidiu sobre o clã Úsuga, considerado o maior grupo criminoso da Colômbia.

“Felicitamos a polícia da Colômbia”, destacou o Presidente do país, no Twitter, revelando o sucesso no combate ao narcotráfico: “A operação em Turbo permitiu apreender a maior quantidade de droga na história”.

Foram cerca de oito toneladas de cocaína que a polícia colombiana apreendeu durante a operação realizada nesta cidade na região de Urabá (no noroeste do país), segundo os dados avançados pelo Ministério da Defesa.

Roberto Vargas Gutiérrez, conhecido no meio como ‘Gavilán’ e o ‘número dois’ do clã Úsuga, tinha escondido a droga num depósito feito em madeira e enterrado a 2,5 metros de profundidade, que tinha uma dimensão de 6,5 por 3,5 metros.

O acesso ao depósito fazia-se levantando uma tampa em cimento, escondida sob uma fina camada de terra e areia.

A operação teve início ainda no passado sábado, com a aviação policial a localizar o esconderijo numa quinta em Turbo.

Um esquadrão com 50 comandos da Polícia Nacional tomou o local de assalto, contando com o apoio de helicópteros Black Hawk, tendo apreendido as cerca de oito toneladas de cocaína que teriam como destino a América Central (rumo aos EUA, presumivelmente), através do mar das Caraíbas.

O Governo aumentou a recompensa pelas informações que levem à captura de ‘Gavilán’ para os 500 milhões de pesos, cerca de 150 mil euros.

Em destaque

Subir