Nas Notícias

Coimbra recebe Varoufakis para aula sobre democracia, no dia 17

O economista Yanis Varoufakis, conhecido por ter sido ministro das Finanças da Grécia, vem à Universidade de Coimbra para dar uma aula sobre a ‘Democratização da Zona Euro’. É o início do novo programa do Centro de Estudos Sociais (CES), dirigido por Boaventura Sousa Santos.

Numa das fases mais quentes da presença da troika na Grécia, o Governo do Syriza entregou a pasta das Finanças a Yanis Varoufakis. A breve passagem pelo difícil Ministério tornou este economista famoso à escala mundial.

Por cá, só alguns poderão saber como pensa Varoufakis sobre a atual situação da democracia na Europa pela boca do próprio. É que o economista grego é o primeiro convidado do novo ano dos programas de doutoramento do CES.

No próximo dia 17, Yanis Varoufakis vai estar presente na Universidade de Coimbra para dar uma aula sobre a ‘Democratização da Zona Euro’, como informou o CES, em comunicado.

Em debate devem estar vários temas polémicos, como a imposição do controlo de capitais num país, tal como o antigo ministro fez na Grécia, e o referendo sobre o novo pedido de resgate à troika, no qual ganhou o ‘não’ e que esteve na origem da demissão de Varoufakis, concretizada a 6 de julho.

Nascido em Atenas a 24 de março de 1961, o grego e australiano Yanis Varoufakis licenciou-se em Matemática e Estatística e doutorou-se em Economia na Universidade de Essex, no Reino Unido, em 1987, onde depois fez carreira como professor de Economia e Econometria.

Leccionou também em East Anglia, Cambridge, Glasgow, Texas e Sidnei até 2000, ano em que retornou à Grécia para ensinar Teoria Económica na Universidade de Atenas.

De acordo com a nota do CES, “os seus temas de interesse centram-se sobre as questões relacionadas com a calamidade em curso na Grécia, a Zona Euro, o futuro da Europa, a economia global (especialmente no contexto da crise de 2008), o pensamento económico, o dinheiro digital e as tendências no capitalismo contemporâneo”.

Em destaque

Subir